O MEI (Microempreendedor Individual) foi criado pelo governo para incentivar a formalização dos profissionais autônomos ou dos que trabalham de modo informal. Ser um Microempreendedor Individual possui uma série de vantagens, como: ter um CNPJ, o que possibilita a emissão de notas fiscais, além de ter reduzida significantemente a carga tributária e por esta razão, estar no sistema de recolhimento único. A gestão contábil do MEI também é muito simples, além disso, o MEI é isento do imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL.
Importante ressaltar que o MEI é dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, porém, estará obrigado à emissão quando o destinatário da mercadoria ou serviço for empresa, ou caso a pessoa física exija a emissão do documento fiscal.
Principais tipos de notas fiscais que podem ser utilizadas pelos MEIs:
– Nota Fiscal Avulsa:
Essa é a forma mais fácil para os MEIs emitirem nota fiscal, porém, não são todos os estados que possuem esse tipo de nota fiscal. Para emitir essa nota, o MEI deve ir a Secretaria da Fazenda (Sefaz) no seu estado e fazer a solicitação (ou a um escritório da Sefaz, no caso de o estado não oferecer o serviço pela internet). Verifique se o seu estado emite e quais os documentos que são necessários para isso;
– Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e):
É uma forma gratuita de emitir a nota fiscal, porém são poucos os estados que oferecem esse serviço;
– Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e):
O MEI pode, porém não é obrigado, utilizar as notas fiscais eletrônicas. Caso ele decida utiliza-la, terá que cumprir os mesmos requisitos de uma empresa não optante pelo MEI.
– Nota Fiscal de Venda a Consumidor:
Essa nota é utilizada para venda de produtos diretamente ao consumidor final. Para fazer a impressão dessa nota numa gráfica é preciso pedir uma autorização AIDF na Secretaria da Fazenda do seu estado e depois imprimir numa gráfica seguindo as regras.
O Microempreendedor Individual MEI está dispensado da emissão de nota fiscal para o cliente pessoa física, mas se este exigir deverá emitir a nota. O MEI é obrigado a emitir nota fiscal nas prestações de serviço e nas vendas para pessoas jurídicas, não importando o tamanho da empresa, salvo se esta emitir nota fiscal de entrada.
Quando a emissão de nota fiscal for obrigatória pelo MEI, caso este não o faça com frequência, a melhor opção é a emissão da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica, que é um documento para micro e pequenas empresas ou para microempreendedores individuais (MEI) que não emitem a tradicional Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
A Nota Fiscal Avulsa Eletrônica é emitida através da página da Sefaz do seu estado, geralmente de forma gratuita. Sendo assim, o melhor local para obter informações sobre a emissão da NFA-e é no portal da Secretaria da Fazenda do seu estado, ou seja, é preciso consultar o órgão do seu estado para verificar se este oferece o serviço. Lembrando que é necessário ter uma autorização para emissão de cada nota, o que torna um processo moroso.
A VMBE está a disposição para esclarecimentos de dúvidas, entre em contato!
A Receita Federal anunciou nesta quinta-feira (24) as regras para a entrega da declaração do…
A Receita Federal prorrogou o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022…
A Receita Federal tem enviado aviso de que diretores de empresas podem responder por crime,…
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 18ª Região decidiu que mensagens pelo WhatsApp podem…
Existem profissões insalubres que podem dar ao profissão um benefício especial do INSS (Instituto Nacional…
Será promulgada nesta quinta-feira (17) a Emenda Constitucional 116, que concede isenção do Imposto sobre…